Twitter

www.twitter.com/docesenutricao

domingo, 28 de julho de 2013

Arroz: parboilizado é melhor que polido?




Você já teve dúvidas sobre qual escolher, entre polido e parboilizado? Então vou deixar uma dica: compre o parboilizado.

O arroz parboilizado sofre um processo chamado tratamento hidrotérmico. Ainda com a casca, o arroz é colocado em tanques de água quente por algumas horas, e isso faz com que algumas proteínas, vitaminas do complexo B da casca penetrem no grão. Depois ele é descascado e polido.

O arroz polido não sofre o tratamento hidrotérmico. Por isso, quando ele é descascado, os nutrientes que ainda estão na casca são retirados junto com ela.

Apesar disso, o mais consumido é o polido, por ser mais agradável pela cor (branco). O parboilizado é amarelado. Mas em relação ao gosto depende de cada consumidor.

Para finalizar, encontrei dados interessantes em um trabalho da Universidade Federal de Pelotas, que resumi nestes gráficos para facilitar a comparação. O branco (polido) contém menos nutrientes em relação ao parboilizado:




E então? Vai continuar usando apenas o polido? Ou prefere aumentar a quantidade de nutrientes ingeridos todos os dias com uma mudança fácil e que pode fazer a diferença?
Compre sempre o parboilizado!

Nenhum comentário: