Twitter

www.twitter.com/docesenutricao

domingo, 17 de abril de 2011

Gorduras

Achei interessante voltar a escrever sobre a gordura trans, tão divulgada e preocupante para incrementar o post Biscoitos e Gordura Trans http://docesenutricao.blogspot.com/2011/04/biscoitos-e-gordura-trans.html. Vou dividir o tema em 2 posts (ou quem sabe mais), assim fica mais dinâmico.


O que é gordura? Nada mais do que um grupo de compostos químicos (basicamente ácidos graxos), que dependendo da combinação formam diferentes tipos de gorduras: saturadas e insaturadas (mono e poliinsaturadas). As gorduras saturadas são de origem animal, e são sólidas a temperatura ambiente (banha, manteiga, gordura de carnes). As insaturadas de origem vegetal e líquidas a temperatura ambiente (óleos, azeite).

A gordura que consumimos fica armazenada nas células adiposas e é retirada quando há necessidade, em jejum por exemplo, quando ela é utilizada para manter nossas funções básicas. A gordura também serve como protetora (nas nádegas e mãos protegem os ossos) e isolante (camada de gordura logo abaixo da pele mantém a temperatura do corpo). Provavelmente por essa necessidade, temos o paladar acentuado para gordura. É ela que torna o alimento mais saboroso e aumenta a nossa saciedade. Alguns tipos de ácidos graxos nosso corpo não produz, e precisamos consumir na dieta. São os ácidos graxos essenciais: os famosos Omega-3 e Omega-6.

Além desses tipos de gorduras, surgiu mais uma, criada em laboratório. A gordura trans. Mas afinal por que ela é tão ruim? Assunto para um próximo post.

2 comentários:

. disse...

Exatamente pelos males da gordura trans que devemos sempre alertar as pessoas para a leitura dos rótulos dos produtos alimentícios. E rezar para que o fabricante seja correto no que informa ao consumidor.

Unknown disse...

Exatamente, Karla. Acho que o principal medo é até que ponto os fabricantes mascaram as quantidades de gordura trans e de outros componentes também... :(