Twitter

www.twitter.com/docesenutricao

domingo, 27 de março de 2011

Vitamina C

Vitamina C (ácido ascórbico) foi descoberta (se é que podemos chamar assim) quando um médico, no ano de 1747 fez um estudo e comprovou que marujos que consumiram duas laranjas e um limão por dia durante 1 a 2 semanas melhoraram o quadro de escorbuto (doença causada pela deficiência da vitamina). Nessa época, longas viagens marítimas eram constantes e muitos morriam da doença por não ter suas fontes disponíveis no navio (as frutas foram recomendadas posteriormente para que os tripulantes não morressem durante a viagem).
A partir do século XX, com novas tecnologias, o ácido ascórbico recebeu esse nome (popularizado depois por vitamina C) e foi encontrado em vários alimentos.

Esta vitamina ajuda no funcionamento das células, sendo importante na formação do colágeno, na cicatrização e no combate aos radicais livres. Na falta dela, a pele é quem mais sofre.
Ou seja, numa visão mais ampla e simples, o interessante é que além de fortalecer o organismo contra infecções, a vitamina C participa no processo de renovação e proteção da pele.

A recomendação diária (consultado na ANVISA) da ingestão do ácido ascórbico é de 45mg por dia para adultos (mas tem recomendação de 30 a 60mg). Isso equivale a mais ou menos meia manga, 2 acerolas, 2 laranjas, 1 a 2 sucos de limão (porque consumir limão sem ser em suco é um pouco difícil), meio caju, meia goiaba.
Todos essas quantidades são aproximadas, mas o que está comprovado é que a acerola, o caju e a manga têm ainda mais vitamina C que a laranja.

Mas não só nas frutas encontramos vitamina C. Verduras e legumes também são boas fontes, como pimentão, brócolis, tomate, couve, entre outras. Para estes alimentos, atingimos a recomendação diária com 4 colheres de sopa de brócolis ou 2 tomates ou 3 colheres de sopa de couve ou 4 colheres de sopa de pimentão, tudo em quantidades aproximadas.

Um detalhe: a vitamina C ajuda na absorção do ferro pelo organismo. Ou seja, quando consumir alimentos com ferro, ou se precisar aumentar a quantidade de ferro por dia, seja por alguma doença ou recomendação de um nutricionista, não esqueça de acrescentar na refeição fontes de vitamina C também!

Então, tente combinar os alimentos para conseguir o mínimo de vitamina C por dia, para ter todos os benefícios que ela proporciona!
Postar um comentário